A Reciclagem destes subprodutos bovinos é a forma de destinação final mais equilibrada dos pontos de vista sanitário, econômico e ambiental.
As primeiras reciclagens feitas pelo Homem, foram as reciclagens de resíduos, que é o aproveitamento de partes não comestíveis do abate de animais.
Desde a antiguidade se fazia o uso de gorduras animais para a fabricação de sabões e derivados. Os Egípcios tinham o costume de usar em seus banhos produtos à base de óleos vegetais e gorduras animais que formavam um tipo de sabão.
Pioneiros na reciclagem de resíduos animais
Os pioneiros da ROA (Reciclagem de Resíduos de Origem Animal) com a coleta e processamento de subprodutos bovinos, foram Gustavus Swift, Nelson Morris e Lucius Darling.
Logo com o avanço da tecnologia os resíduos passaram a ser produzidos também em forma de farinha de Carne e ossos, onde são utilizadas como ração animal, sendo vedado seu uso na alimentação de Ruminantes.
Os resíduos animais passam por transformações físicas e químicas em vários processos como desidratação, aquecimento, separação e moagem de carnes, ossos, gorduras e outros materiais.